quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cantar ou não cantar?

Se dissesse que tenho uma voz incrivelmente bonita você acreditaria?

Ou mais: pensaria que estou apenas tentando me exibir?

É como me sinto. Sinto que tenho. Sei que canto muito bem. Tenho uma das vozes mais bem conquistadoras que conheço =P

Para alguns isso pode ser orgulho exacerbado, falta de humildade... mas humildade não é humilhação, subordinação. É reconhecer seus erros e suas virtudes e usá-los na medida certa.

Tenho certeza de que se investisse em aulas de canto, corresse atrás de patrocínio... ou seja, metesse a cara no mundo da música, teria grande chance de lograr.

Mas tenho dúvidas. Receio de me desapontar, de tornar-me até "mais uma voz entre tantas".

No Brasil, qualquer pessoa canta. Qualquer pessoa monta uma banda e pode fazer sucesso. Youtube está aí pra isso.

Porém do que adianta abrir o berreiro sem saber cantar? Gritar ao invés de cantar? Gemer (como as taquaras rachadas do brega) ao invés de cantar?

E pra cantar músicas que nada dizem além de "Meu amor, eu te amo tanto, preciso de você, meu coração é só seu, volta pra mim"... ou qualquer letra fácil dessas eu não topo.

Ser clone ou robô não são meu estilo.

Mas queria cantar além do chuveiro, da pia (enquanto lavo a louça), do quarto trancado...

O pior é que se tenho vergonha de cantar pra minha própria família como eu cantaria pra uma plateia de desconhecidos?

A vergonha é derivada da falta de prepar. Do receio de desafinar. De fazer errado. Da desaprovação (minha mesmo - quando sei que posso fazer melhor).

No fim das contas eu me complico. Me dou cadeia. Dou cadeia em minha própria voz.

Mesmo sabendo que ela é bonita.

Sabe o timbre de Sarah Brightman? E os agudos de Mariah Carey? Bem, consigo... com recomeço de estudos de voz. Já consegui um dia... há cinco anos, quando ainda fazia parte do coral (Cultura Voices).

Quem sabe crio coragem e me assumo mais. Invisto.

Enquanto isso, um trecho que gravei ano passado a pedido de um colega:

http://www.youtube.com/watch?v=M71M0y4Ymok

(Sim, não apareço para não me expor... mas essa ligeira sombra na parede é minha =D).

Beijos queridos a quem me ler!

5 comentários:

Kati Monteiro disse...

Adoraria mais videos como esse.....
Sugestão dada!

Unknown disse...

Eu também! Investe!!

Endie Eloah disse...

=DDDDDDDDDDDDD

Dá um trabalho colocar no youtube....

Lembro que passei quase 5 horas pra colocar este de menos de 1 minuto =P

Mas quem sabe vocês não acabaram me estimulando?

Obrigada!! =P

Kati Monteiro disse...

Mesmo que não coloque no YouTube, já que o trabalho é só esse! =)
Eles podem ficar guardadinhos num cantinho do HD esperando uma conexão turbinada de um futuro que vai chegar mais cedo do que a gente imagina.
Ou então ir parar num CD para ser mandado pelo correio aos amigos distantes (ou não)... hehehhe =D
O importante é não deixar passar batido sua vontade de cantar + sua voz.
Vc pode usar uma edição de imagens de fundo, se não quiser mostrar seus belos olhos azuis e seu sorriso encantador... =)
Me ofereço como ajudante de-qualquer-coisa-que-precisar!
Posso começar com incentivo e com sugestões pro repertório!

Endie Eloah disse...

Poxa, muito obrigada pelo belo incentivo, Katy.

Depois da minha festa de aniversário, onde cantei um pouquinho, vou soltar a voz.

Aliás, vou procurar uma professora de canto para investir direitinho.

E pode deixar que quando acontecer um CD ou video, mando sim pra senhorita =DDDD