sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Complexo de Cinderela - Capítulo 1
"Existe somente um instrumento para obtermos a "libertação", e esse é emancipar-nos desde dentro".
(...)
"POr que as mulheres têm tanto medo? A resposta a essa pergunta se acha na raiz do Complexo de Cinderela. A experiência tem algo a ver com isso. Se você não sair e agir, permanecerá para sempre temerosa dos negócios do mundo".
(...)
"A tese deste livro é a de que a dependência psicológica - o desejo inconsciente dos cuidados de outrem - é a força motriz que ainda mantém as mulheres agrilhoadas. Denominei-a "Complexo de Cinderela": uma rede de atitudes e temores profundamente reprimidos que retém as mulheres numa espécie de penumbra e impede-as de utilizarem plenamente seus intelectos e criatividade. Como Cinderela, as mulheres de hoje ainda esperam por algo externo que venha transformar suas vidas".
Estes valiosos e um tanto intrigantes trechos foram tirados do livro com o qual me enriqueço atualmente: Complexo de Cinderela (de Colette Dowling), escrito em 1981, pela editora Melhoramentos. Aliás, a edição que tenho é mais velha do que eu =)
Bem, não vou estender-me por enquanto sobre o assunto.
Mas adianto-lhes que apenas estando no segundo capítulo do livro há de se convir que a mulher que em mim se constroi (em passos cambaleantes por não compreender - ainda- ao certo o meu papel na fase adulta) definitivamente está se estruturando melhor.
Um abrir de olhos com colírio sulfuroso (não sulfúrico, pois já estava um pouco preparada para o que viria no texto).
Não posso deixar de lamentar o triste papel que mulheres assumem de meras geradoras. Crendo nos homens como seres pensadores.
Mas continuarei a discussão depois.
Esse foi apenas meu primeiro capítulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Parece que perdi uns bons textos...
Alguma coisa sobre complexo de príncipe encantado? Não, né? ;p
=D
Georges, só o senhorito mesmo =P
Mas acho que se não existe... bem, você pode começar a pensar em escrever um livro sobre o assunto ;)
Postar um comentário