sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Complexo de Cinderela - Capítulo 1


"Existe somente um instrumento para obtermos a "libertação", e esse é emancipar-nos desde dentro".
(...)
"POr que as mulheres têm tanto medo? A resposta a essa pergunta se acha na raiz do Complexo de Cinderela. A experiência tem algo a ver com isso. Se você não sair e agir, permanecerá para sempre temerosa dos negócios do mundo".
(...)
"A tese deste livro é a de que a dependência psicológica - o desejo inconsciente dos cuidados de outrem - é a força motriz que ainda mantém as mulheres agrilhoadas. Denominei-a "Complexo de Cinderela": uma rede de atitudes e temores profundamente reprimidos que retém as mulheres numa espécie de penumbra e impede-as de utilizarem plenamente seus intelectos e criatividade. Como Cinderela, as mulheres de hoje ainda esperam por algo externo que venha transformar suas vidas".


Estes valiosos e um tanto intrigantes trechos foram tirados do livro com o qual me enriqueço atualmente: Complexo de Cinderela (de Colette Dowling), escrito em 1981, pela editora Melhoramentos. Aliás, a edição que tenho é mais velha do que eu =)

Bem, não vou estender-me por enquanto sobre o assunto.

Mas adianto-lhes que apenas estando no segundo capítulo do livro há de se convir que a mulher que em mim se constroi (em passos cambaleantes por não compreender - ainda- ao certo o meu papel na fase adulta) definitivamente está se estruturando melhor.

Um abrir de olhos com colírio sulfuroso (não sulfúrico, pois já estava um pouco preparada para o que viria no texto).

Não posso deixar de lamentar o triste papel que mulheres assumem de meras geradoras. Crendo nos homens como seres pensadores.

Mas continuarei a discussão depois.

Esse foi apenas meu primeiro capítulo.

2 comentários:

Unknown disse...

Parece que perdi uns bons textos...

Alguma coisa sobre complexo de príncipe encantado? Não, né? ;p

Endie Eloah disse...

=D

Georges, só o senhorito mesmo =P

Mas acho que se não existe... bem, você pode começar a pensar em escrever um livro sobre o assunto ;)